domingo, 2 de dezembro de 2007

Jogadores de primeira e jogadores de segunda


Como o nosso país já tinha poucos defeitos e coisas más, parece que ainda havia espaço para mais uma. Desta vez as más noticias vão para os fãs dos videojogos em Portugal. Parece que agora está na moda haver jogadores de primeira e outros de segunda no nosso país. Quero dizer com isto que os jogadores são tratados de maneira diferente, consoante a plataforma que escolheram.
Mas que país é este? Ja nem na área do entretenimento e lazer podemos ter liberdade de escolha?? A culpa é das lojas. Não, não é do governo mas sim das lojas.
Por exemplo. Uma loja de pouco gabarito nacional e que quase ninguém la vai, a Fnac, está cada vez pior no que diz respeito à área dos videojogos. Não é preciso ser entendido sobre jogos para perceber que a Fnac da clara preferência a um plataforma : a Playstation 3. Ai ui, a Playstation 3. Tudo bem, estivemos cerca de 2 anos à espera dela, tem gráficos lindos, leitor de blu-ray, composta por hardware do bom e do melhor. Resumindo é uma bomba !! Mas um estabelecimento comercial do nível da Fnac não pode fazer este tipo de coisas. Aconselhe os clientes sobre os melhores produtos mas não é preferir uns e desprezar os outros. Tratam muito melhor tudo o que tenha a ver com a consola da Sony do que os produtos da Nintendo e da Microsoft. Como é que é possível o recente jogo Assassin's Creed, que saiu para PS3 e Xbox 360, esteja esgotado para a Xbox 360 e nem sequer entra na lista dos 10 produtos mais vendidos?? Então se esgotou porque é que não encomendam mais?? Ha montes de jogadores com uma 360 que rebolam no chão de ansiedade para jogar Assassin's Creed (como eu!) e desde que vi as caixas para o pessoal que fez a pré-encomenda nunca mais vi o jogo para a consola da Microsoft. No entanto há montes de versões do jogo para PS3 nas lojas Fnac. Não admira que seja o 2º produto mais vendido na secção dos jogos. No primeiro lugar está a Wii !! Se encomendam mais versões para a PS3 podem perfeitamente fazer o mesmo para a Xbox 360. Mas como não lhes interessa e pensam que vão perder dinheiro ao encomendar o jogo para a 360..... Milhares de pessoas já protestaram mandando e-mails para o apoio ao cliente, que so respondem 1 mês depois (não estou a cantar de galo, é verdade). E, como consumidores, podem pensar " Ah e tal se não ha na Fnac vai a Worten !!" PIOR AINDA!! Se forem ao site, o Assassin's Creed não consta na lista de produtos. NEM HA PARA A PS3 !!!! A culpa não é das editoras. As editoras mandam os jogos cá para fora e os estabelecimentos comerciais vão encomendando consoante o stock disponível. Mas no caso da Fnac não !! Manda-se vir para a PS3 porque é a melhor ( na opinião deles....mas não podem transmitir essa opinião nos produtos que vendem) e o resto que se lixe !!
Esta merda dos interesses comanda Portugal. Como é possível, no século XXI, haver situações como esta. Bom..... posso dizer que as nossas "megastores" estão no bom caminho..... para perder clientes !! Sinto-me revoltado por haver tratamentos diferentes para pessoas que escolhem uma ou outra consola. É impensável!! Só mesmo nesta espelunca de país.


O Editor:
Carriço, Luis

5 comentários:

Anónimo disse...

Lá volta o estigma da guerra de consolas. Olha rapaz, queres o Assasin's Creed para 360 vai ao colombo que deve lá haver aos pontapés tanto na Game como na ReplayZone. Agora quanto a consolas eu vou comprar a PS3 sim vou, mas não penses que a 360 anda a receber menos projecção, se assim fosse nem tinham sequer dado a importancia que deram ao Halo 3, e não te esqueças, quando entras em qualquer fnac é a Wii que está em primeiro plano e só depois as outras.

Anónimo disse...

Fogo a wii so se vende o Hardware pk dp jogos não ha quase nd, e n é culpa das lojas mas sim da concentra. A Gamecube foi um fracaso muito devido à concentra. De Facto a ps3 tem maior projecção por causa da ps2, mas tem mt a ver com a confiança que o povo portugues tem na sonny e se fecha um pouca a outras marcas, logo e logico que as lojas n queiram investir tt em outras marcas.

Anónimo disse...

hum... isso é muito simples, a fnac está uma merda e pronto. É parar de comprar lá e mai nada (a não ser reclamar, isso também é bom :P). Ficou com a fama de boa loja ou qualquer coisa assim... e agora é só encosto. E ainda por cima bem mais caro... those assholes...

ja agora... nao tenho reparado muito nisso, mas da última vez que vi (que ja foi à algum tempo, não me atrevo a ir ao shopping para perto do natal...), quanto a jogos para a wii, só há jogos tipo... com ratos ou skates ou coisas parecidas lol

Anónimo disse...

é verdade, infelizmente a lógica consumista não deixa ninguém em paz, será que é preciso mexer num dos poucos prazeres que esta juventude portuguesa, já de si sobrecarregada com as manobras capitalistas das "wannabe big companies" desta nação, encontra no seu dia-a-dia? eu tb tenho uma 360 e não é só a falta de jogos, é a falta de promos,não sei de quem é a culpa, o que sei é que os jogos são carissímos (ainda que algumas pérolas compensem o preço) e ao contrário de sony e nintendo, promoções nem vê-las...

Editor disse...

Pois, pois.
Lá porque a maior parte das pessoas de meia idade há 10 anos só sabiam dizer "nintendo" e agora só sabem dizer "playstation" não quer dizer que não haja mais palavras no universo dos videojogos. No estrangeiro a Wii, consola que eu desprezo pelo desperdicio de um excelente hardware (sim, eu queria usar aquele comando para fazer headshots, não era pa meter bonecos aos saltinhos), é um sucesso incrivel, cá quase passa despercebida. Tal como aconteceu com a GameCube. A culpa? Das disribuidoras e das lojas. Quanto á 360 é quase tão boa como a PS3 em termos de hardware, é mais antiga, mais barata, tem um catalogo de jogos maior e mais vendas pelo mundo fora. No entanto a Worten tem duas prateleiras com jogos e nem uma consola. Quando saiu a primeira XBox, esta levava vantagem em hardware, a PS2 levava vantagem em tudo o resto, e no entanto o racio entre artigos Sony e artigos Microsoft era quase igual ao que é hoje.
As empresas lusas só têm a ganhar em perder o medo de se abrirem a um mercado mais vasto em vez de ficarem presas ás mesmas marcas de sempre. E sim, a XBox 360 está a ser morta pelas lojas. Quanto a isso de darem importancia ao Halo 3, tinham mais é que o fazer. O Master Chief é só a unica personagem de um videojogo a ter uma estatua de cera no museu Madame Toussout, e é só o jogo com a campanha de marketing mais cara da história.