sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

O Top 10 das 128Bits - 2ª Parte

TOP 10

10- Super Smash Brothers Meele - GameCube - Luta/PartyGame

SSBM para a Game Cube é o party game por execelência. 4 jogadores apenas numa consola podiam entrar em violentos e tumultuosos combates corpo a corpo com aquelas que podem ser apelidadas das personagens mais famosas da Nintendo. Nada sabe melhor que juntar os amigos em casa para uma sessão de pancadaria com personagens famosas como Mario, Kirby, Picachu, Link e o bizarro Mister Game And Watch entre muitos outros. A verdade é que é impossivél negar o encanto deste jogo e poucos foram aqueles que resistiam à tentação de agarrar no comando para dar porrada (digital) no amigo do lado.
Um numero gigantesco de cenários, armas aleatorias provenientes dos mais diversos jogos da Nintendo, e uma jogabilidade rapida e acessivél
É até ao dia de hoje o Part Game por excelência, e só a sua sequela poderá em princípio suplantar a sua qualidade e diversão.

9- Halo - XBOX/PC - First-Person Shooter/Acção

O "tiro-neles" que veio definir as bases para os Shooters nas consolas. Com um grafismo excelente, uma banda sonora vibrante e uma longevidade alargada (incluindo o Online). Halo é sem duvída a pérola da Microsoft e (talvez) a sua salvadora num início incerto.
A história épica e futurista, com um teor forte Sci-fi e a sua personagem principal, Master Chief são ainda hoje referências no mundo dos videojogos. Embora esteja por agora algo datado, tudo o que Halo fez na sua época, fez bem e por isso merece estar neste TOP 10 sem duvída alguma.

8- Resident Evil 4 - Game Cube/PS2/Wii - Terror/Acção

Deixem-me começar por dizer isto, eu odeio filmes e jogos de terror. Não posso fazer nada quanto a isso...mas Resident Evil 4 pregou-me uma enorme partida. Porque? Porque mal o joguei verdade seja dita, mas ajudei o meu irmão em quase toda a extensão do jogo e ainda joguei alguns bons bocados, e o que tenho a dizer é que apesar de não gostar de coisas de terror, Resident Evil 4 é um dos jogos mais perfeito, equilibrado e divertido que saiu nas 128 bits.
Desde as mais simples tarefas até aos soberbos Bosse's do jogo tudo é divertido de jogar e (no que foi o meu caso grande parte das vezes) observar. O grafismo é excelente (chegando mesmo a rivalizar com os jogos da nova geração) e detalhado. Diversão, muita e gratificante e uma história que embora cliché serve para fazer o jogador avançar. A Capcom fez um trabalho de Génio em RE4 e este só não está mais alto nesta tabela talvez pela maior empatia que eu possuo pelos jogos que se seguem. Mesmo assim é um jogo nota 11 em 10. Recomendado.

7- Kingdom Hearts -PS2 - RPG (Role-Playing Game)/Acção

A pergunta é: O que acontece quando duas companhias gigantes como a Disney e a Square-Enix se juntam para fazer um jogo? A resposta é Kingdom Hearts. A parte mais dificíl para mim foi escolher qual dos KH para por no TOP o 1º ou o 2º, a resposta é: os dois, mas como cabeça de cartaz sou obrigado a colocar sem duvída o 1º da série.
KH é um festival de magia (metendo qualquer Potter a um canto) para um jogador que tenha alguma vez jogado um qualquer Final Fantasy ou outro RPG, KH é basicamente a junção entre o que de melhor a Square-Enix faz e todas aquelas personagens carismáticas da Disney que nós fizeram companhia desde a nossa infância até aos dias de hoje.
Com uma história criada de raiz para o jogo a misturar estes dois universos, uma excelente jogabilidade e uma competente longevidade é facilmente um das melhores sagas das 128 bits e já um clássico assumido das duas companhias.
Para alguns um jogo para os "putos", para os outros que não se deixaram levar por estereótipos e complexos um jogo genial, feito por gente genial e,como estas duas empresas já nos habituaram, com uma narrativa e carga emocional elevada fazendo-nos sorrir ou preocupar com o futuro das personagens. Kingdom Hearts é magia no seu estado puro.

Voltem ao New Ágora neste Domingo dia 23 para verem quem ficou nas posições entre 6 e 3.
Até breve :)

O Editor:
Silvestre, Daniel

3 comentários:

Anónimo disse...

Bem antes de nada queria dar os meus parabens pela iniciativa...o Dany sem duvida é fixe...de seguida gostava de te persuadir a no futuro fazeres também um top de jogos mais antigos mas ke também são classicos e tem um espaço especial nas memorias da nossa infancia...por fim so espero que nos lugares do podio deste top de 128bits, não estejam esquecidos jogos como metal gear solid 2 e 3, driver 3 e outros...um bem haja, Boris Sousa o Terceiro

Anónimo disse...

Bem, aposto que isto não vai ser surpresa nenhuma (não é senhor Daniel...) mas nesta lista só tenho duas coisas a apontar:
1º O Halo devia estar no topo do pódio (quem me conheçe já sabe que eu tenho uma devoção cega a esta serie)
2º Kingdon Hearts?!? Isso não é genial! É pa putos! O que raio é que isto tá aqui a fazer?!?

Anónimo disse...

Caro colega David Carreira, como é obvio não deves ter lido a análise ao KH, como tal é compreensivél o teu comentário sobre o jogo. Antes de julgares seja o que for tens de pelo menos experimentar, eu nem gosto do Halo mas experimentei-o, e apenas esta na lista porque eu reconheço a importância que teve na geração das 128 bits.