domingo, 23 de dezembro de 2007

O Colapso


Nós vemo-lo mas não sabemos que o vemos. Conseguimos vê-lo sempre que um website está entupido, quando mandamos uma SMS e ela chega ao destinatario quase uma hora depois, sempre que tentamos fazer um download e este demora bastante tempo. Conseguimos vê-lo apesar de não ter-mos consciencia da sua existencia. Não, não estou a falar da matrix e se um senhor de fato preto e oculos escuros vos bater á porta não se assustem, deve ser só um agente funerario a vender caixões porta a porta.
Eu estou a falar do colapso. A internet de banda larga é cada vez mais larga, mas no entanto pareçe cada vez mais lenta. Porquê? Aconteçe que a internet está a ficar sobrecarregada. As infra-estruturas utilizadas ainda assentam na rede utilizada há varios anos e a verdade é que agora começa a sentir-se a sua degradação. Simplesmente o hardware existente não consegue dar resposta ao crescimento exponencial da informação contida na rede e transaccionada a cada momento. Um exemplo? Quantos professores conseguem ver a sua colocação através da página do Ministerio da Educação no dia em que as listas são publicadas? Quantos Portugueses conseguem entregar o IRS online no ultimo dia do prazo? Quantas vezes durante a semana anterior ao Natal entraram numa loja e viram um aviso de que não é possivel realizar pagamentos com recurso ao multibanco?
A verdade é que nos tornámos demasiado dependentes da tecnologia e agora estamos a pagar o preço. A situação é tão grave que, a menos que haja um milagre tecnologico que permita substituir servidores, ISP's e restante equipamento em tempo record prvê-se que dentro de 5 anos a internet tenha de ser parcialmente encerrada de forma a permitir a operacionalidade dos serviços essenciais. Sabem o que é que isso significa? Para as meninas acabou-se o hi5, para os meninos acabou-se o porcashi5.blogspot ;), o forum chupa-mos, o gatasqb...
Bem, isto de encerrar parcialmente a internet até nem pareçe mau, agora começem é por coisas realmente dispensaveis, como o e-financas.gov, por exemplo! Ou então aquela irritante amalgama de blogues de adoração aos totós dos morangos azedos. Só com isso ficava a Internet salva para as gerações vindouras. Agora afastem-se é da pornografia, dos sites de P2P e dos jogos online. Á parte disso, podem mandar abaixo! Portanto já sabem, a net é como a água: poupem hoje para ter amanhã.

Os três estarolas: Nós fazemos a nossa parte pelo colapso ao editar um blogue com todo o tipo de parvoiçes e informação dispensavel.

O editor:
Carreira, David

Sem comentários: