6- Final Fantasy X - PS2 - RPG

Se forem ao dicionário e pocurarem por Final Fantasy provavélmente o sinónimo sera "Qualidade".
Verdade seja dita, eu sou um fã incondicional desta série desde os tempos em que a sua criadora ainda se chamava apenas Square (hoje em dia Square-Enix). FF sempre foi a referência no mundo dos jogos em termos de história, grafismo e longevidade sempre apoiado num sistema de combate por turnos, e depois do excelente trabalho realizado nos FF VII, VIII e IX sendo classicos absolutos da história dos RPG's, a expectativa em redor daquele que seria o primeiro da empresa no mundo das 128 bits estava num pico elevado de expectativa. E a verdade é que não desiludiu. Novamente apresentou um grafismo irrepreensivél com as já caracteristicas Full Motion Videos da praxe a atingir níveis de realismo apenas vistos em filmes de animação. Uma história repleta de histórias cruzadas, personagens carismáticas (sim o Tidus tinha algumas fraquezas mas isso perdoava-se) e sequências dignas de Holywood. Uma banda sonora genial e um número grande de (pela primeira vez) linhas de fala em voz de boa qualidade.
Foi sem duvída o grande RPG das 128bits e embora tenha tido outros rivais à altura (Dark Chronicle, Shin Megami Tensei, Star Wars Kotor e Dragon Quest) incluindo o numero XII da série. Este foi sem duvída aquele que marcou o arranque dos RPG's na nova geração. E fe-lo de forma impar.
Ah sim, ia-me esquecendo da longevidade, eu tenho perto de 220 horas de jogo no meu save file, acham curto?
5- Shadow Of The Colossus - PS2 - Acção/Aventura

Falar bem deste jogo é complicado mas é fácil. Acham este início estranho? Pois, Shadow Of The Colossus é assim mesmo. A qualidade deste jogo é tanta que é ao mesmo tempo difícil arranjar forma de as usar da maneira mais correcta.
Um pequeno estúdio da Sony, (apelidado por team ICO -um jogo que tinham editado antes) conseguiram. Criar em SotC um jogo sem par. Um mundo gigantesco, fechado aos humanos é violado pela presença de um heroí, que guiado pela esperança de uma lenda antiga, vai tentar trazer à vida uma donzela amaldiçoada, feito que só poderia ser realizado nestas terras remotas e virgens. Mas para o fazer, o rapaz terá de realizar uma tarefa de morte, eliminar os colossus deste mundo. Montado no seu fiel cavalo, Agroo ele parte à conquista destes seres gigantescos.
Quando falo de gigantes, é de referir que este jogo apresentou das maiores criaturas movéis e interactivas já mais vistas num jogo de consolas. Cada um dos Colossus faz algumas dezenas de vezes a altura do rapaz e outros ainda centenas de vezes o seu corpo. Cada colosso é um puzzle completo e original e a forma de os derrotar a grande aventura deste jogo. A quando do intervalo entre combates, existia um enorme mundo para explorar e percorrer a pé ou a galope na sela de Agroo.
Provavélmente um dos jogos com melhor grafismo e proporção das 128 Bits, a verdade é que SotC não tem possivél comparação com qualquer outro jogo. Uníco como uma pedra preciosa e emocionante a cada nova sombra que surge das colossais criaturas.
Com uma história confusa mas emocionante, que nós consegue impressionar em todos os aspectos possui situações verdadeiramente memoravéis e talvez aquele que será o momento mais tocante de sempre da industria.
SotC não é apenas um jogo, é muito mais, mas todas as palavras parecem insuficientes para o exprimir na sua plenitude. Um dos pontos mais altos dos jogos de sempre. Épico.

4- The Legend Of Zelda The Wind Waker - Game Cube - Aventura/RPG
Miyamoto não podia faltar na lista não era? Até parecia mal que não o fosse, mas não pensem que é por favor, este é sem duvída um dos melhores jogos das 128bits.
Envolvido em polémica logo desde a sua génese por causa do seu grafismo cartonesco, a fazer lembrar um qualquer anime japonês, altamente criticado pelos fãs da série (chegando mesmo a receber petições para a revogação deste conceito), a verdade é que Miyamoto bateu o pé. E mesmo já reconhecendo-o como um génio da industria, a verdade é que a quando o lançamento do jogo, todos aqueles que o haviam apregoado como a perdição da nintendo tiveram de engolir um sapo do tamanho do cristo rei.
Este Zelda surgiu logo depois de Ocarina of Time como o Melhor Zelda já mais criado o que é dos maiores elogios que o jogo da GC podia receber. Um jogo enorme, acessivél de jogar, divertido e surpersa das surpresas, o visual cartoon tão criticado tornou-se na cereja no topo do bolo.
Apesar de uma história semelhante às antigas, as novas personagens, enrendo base e o mundo que era um personagem por si só consolidaram aquele que foi um dos maiores jogos de aventuras das 128 bits. A mim conseguiu inclusive arrancar-me do Online do Socom (que eu andava agarrado fazia meses). Um jogo que supreendeu tudo e todos e que provou mais uma vez que nesta industria tal como em todas as outras há génios que conseguem transformar aquilo que tocam em ouro.
Voltem apartir do dia 25 para saberem quem ficou no 2 e 3 lugar da tabela, e comentem estas posições. Até breve.
O Editor:
Silvestre, Daniel
2 comentários:
Wind waker grande jogo passei pa i umas 3 ou 4 vezes que vicio. Valeu a pena começa-lo a jogar um dia antes da estreia em Portugal lol.
Ó rapaz, quando falaste em Final Fantasy esqueceste-te de mencionar um outro jogo bastante importante. Um certo X-2... Esse sim, foi um jogo com personagens muito... Carismáticas.
Pronto, para quem não está dentro destes assuntos, os senhores da Square-Enix pegaram em 3 babes, deram-lhes roupagens um tanto reduzidas e criaram uma espécie de "apêndice" do FF-X. 3 miúdas com grandes atributos a lutar contra as forças do mal, se não é disto que os grandes jogos são feitos eu não sei do que é.
Enviar um comentário