segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Nostradamus

Apesar de ser um homem racional, sem ligações á religião e adepto do método cientifico empírico para quem a verdade apenas pode ser encontrada na ciência, sempre tive um certo fascínio pelo paranormal e o oculto. E como tal sempre tive interesse pelas profecias de Nostradamus, apesar de apenas muito recentemente me ter debruçado seriamente sobre este tema.
Pois é, acontece que as previsões deste senhor têm muito que se lhe diga, verificando-se que são bastante precisas, desde que se saiba intrepertá-las. O único problema é que não são muito explicitas, portanto só percebemos a que é que se referiam depois do acontecimento propriamente dito. Como o verso "Um dia serão amigos os dois grandes chefes", actualmente associado ao fim da Guerra Fria. Particularmente interessantes são os versos que se referem á Segunda Guerra Mundial (as profecias de Nostradamus encontram-se em quadras de versos decassilábicos agrupados em grupos de 100, chamados "Centurias" ou "Séculos").
Estes são alguns dos versos mais explícitos:

"Na parte mais profunda da Europa de leste
Nascerá uma criança vinda de gente pobre
Que com o seu discurso seduzirá muita gente
A sua fama crescerá no reino ocidental"

Ora sabemos que Hitler nasceu na parte oriental da Áustria, numa zona que embora não seja a "parte mais profunda" já pode ser considerada como sendo Europa de leste, era oriundo de uma família pobre e cativou multidões com o seu discurso. Ainda nessa centúria Nostradamus fala da guerra contra "Hister" e de como esta acabará quando "O sol brilhar á noite trazendo a destruição", naquela que muitos estudiosos consideram uma referencia clara aos ataques nucleares em Hiroshima e Nagasáqui.
Nostradamus também parece ter antecipado os ataques de 11 de Setembro:

"Na cidade de Deus haverá um grande trovão
Dois irmãos desfeitos pelo caos
Enquanto a fortaleza perdura o grande líder sucumbe
A terceira grande guerra começará quando a grande cidade estiver a arder"

Poderão os "dois irmãos" ser uma referencia ao WTC? E será a "fortaleza" o Pentágono?

"Na Nova Cidade ele pensa em condenar
O pássaro das orações oferece-se aos deuses
Após a vitoria ele perdoa os seus prisioneiros
Em Cremona e Mantua grandes provações sofridas"

"Fogo vindo do centro da terra
Causará tremores ao redor da Nova Cidade
Duas grandes rochas debater-se-ão por muito tempo
Então Arethusa vermelhecerá o novo rio"

A "Nova Cidade" parece ser uma referencia a Nova Iorque, e nesse caso poderão os "pássaros das orações" ser os aviões? Quanto a "Arethusa" é uma figura da mitologia ligada á serpente Ladon (Laden?).

E por fim, o motivo de eu estar a editar este artigo hoje, o ultimo dia de 2007. Em 2005 foi descoberto na Biblioteca Nacional Italiana, em Roma, um alegado manuscrito que Nostradamus entragou ao papa Urbano VIII. Segundo o autor do livro "The Nostradamus Code", Dr. Michael Rathford, este manuscrito incluia informações que levam a crer que a 3ª Guerra Mundial começará em 2008 com a destruição nuclear de Roma e durará até 2012. Eu ainda não tive oportunidade de ler esta obra, mas o aparecimento miraculoso de um manuscrito oculto leva-me a desconfiar que não passa de mais um "barrete histórico" de um autor em busca de dinheiro fácil e aproveitando as ondas de choque do Código DaVinci. No fim fica o link para o site do dito livro, informações sobre as restantes profecias podem ser encontradas facilmente na internet. E agora? Será treta ou um aviso real? Por enquanto inclino-me mais para que seja treta, mas pelo sim pelo não durante 2008 vou manter-me afastado de Roma.

www.nostradamusonline.com

Dito isto, um feliz e prospero 2008 a todos no geral e a mim em particular.
O Editor:
Carreira, David

2 comentários:

Anónimo disse...

Estas profecias podem ter piada mas são uma autêntica chachada.
Isto faz-me lembrar os Tarológos que todos os dias mandam as suas previsões para os jornais, é estúpido e completamente aléatorio.
Se Nostradamus estivesse tão certo como se diz ele não precisava de criar figuras de estilo indirectas, ele referia as coisas de forma mais precisa e sem tantos "floreados", tendo em conta a imprecissão do que ele escrevia é natural que o ser humano procure encontrar significado nos seus escritos para acontecimentos do presente que nada ter a ver com a realidade.

Anónimo disse...

Sim, certo. Mas algumas previsões são demasiado precisas para serem um mero acaso, como por exemplo as que se referem á segunda guerra mundial. E há 3 factores a ter em conta:
1º O tipo não lia a Enciclopédia Histórica Verbo enquanto estava a dormir, entrava em transe e tinha visões, como os antigos oráculos gregos. E como é que um tipo do século XVI (1503-1566) pode descrever com exactidão visões de engenhos que apenas surgiriam vários séculos depois da sua existência? Durante o seu tempo de vida andava-se a cavalo e combatia-se com espadas, ele ia lá descrever com exactidão um avião, um carro ou uma espingarda... O que é que querias? "Em 6 de Agosto de 1945, ás 8:15 da manhã um bombardeiro B-29 da força aérea norte americana chamado Enola Gay vai largar sobre Hiroshima uma bomba atómica de 18 quilotoneladas com o nome de código Little Boy" Acho que é pedir de mais.
2º Isto passou-se em pleno renascimento, numa altura em que até para mandar um gajo pá p*** que o pariu era preciso criar versos métricos em paralelismo e cheios de floreados.
3º Na altura a inquisição andava empenhada numa caça ás bruxas (literalmente), bastava o mais pequeno deslize para os padres começarem a pensar e mandarem o gajo para a fogueira acusado de feitiçaria.
Eu não acredito piamente nestas ou em quaisquer outras previsões, acredito que o destino ainda não está escrito e só depende de nós mudarmos o nosso próprio futuro e o futuro da humanidade, agora lá que merecem ser tratadas com seriedade, isso merecem.
Já para não falar no facto de comparares uma obra com 500 anos aos espertalhões que escrevem no jornal coisas como "você está propenso a constipações"... Olá... Estamos em pleno inverno, lá fora chove a potes, tá um frio do caraças, claro que estou "propenso a constipações", é preciso ser vidente para saber isto?! Isso é o mesmo que comparar Sócrates (o grego) ao Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.