sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

HD-DVD vs BLU-RAY: Guerra com o fim à vista

Olá outra vez.
A notícia que vós trago hoje já não é propriamente fresca, mas quando a li recentemente estava bastante doente e a minha capacidade para fazer um post muito reduzida.
Nos últimos meses uma das mais interessantes guerras tecnológicas, a guerra dos formatos de armazenamento digital, ou seja, a luta para descobrir o sucessor do DVD, que tinha deixado a crítica e os utilizadores confusos entre os dois tipos de média viu no início desta semana um desenvolvimento que dará início ao fim desta guerra. De um lado tinhamos o HD-DVD da Toshiba apoiado pela Microsoft e outros gigantes. Do outro tinhamos o Blu-Ray da Sony também com os seus apoiantes.
A guerra parecia destinada a durar até que no ínicio desta semana a Time Warner. Uma das companhias com maior monopólio em termos de licenças de filmes em Hollywood trouxe a público a notícia que iriam descontinuar até março a venda de filmes em formato HD-DVD em deterimento da exclusividade do Blu-Ray.
Esta decisão da Time Warner chega numa altura em que o consumidor basico se via, numa situação de escolha entre os dois formatos, não sabendo por qual optar.
No comunicado da TW pode ler-se que: "Todos os lados na disputa entre formatos concordaram que a questão é muito confusa para consumidores e um grande bloqueio para uma potencial indústria multibilionária. De tal forma poderiamos estar a desperdiçar a hipótese de o interesse do consumidor desvanecer face a esta indecisão. Nós acreditamos que a exclusividade da distribuição em formato Blu-Ray vai aumentar a potencialidade de sucesso e que acabará por beneficiar vendedores, produtores e mais importante, o consumidor."
Tendo em conta que até este momento as companhias, 20th Century Fox, da News Corp, Walt Disney e Lionsgate eram as principais defensoras do formato Blu-ray contra a Paramount, da Viacom, e a NBC Universal, da General Electric, que lançaram filmes exclusivamente em formato HD-DVD.
Desta forma com a junção da TW às empresas que já apoiavam o Blu-Ray, pode afirmar-se que neste momento foi encontrado o potêncial vencedor. Tendo em conta que assim o Blu-Ray atinge mais de 65% do monopólio de filmes editados, a Sony sai claramente vencedora neste início de 2008 restando ver qual será a resposta da Toshiba a está mudança da TW.
Tendo em conta esta notícia, o natural será num futuro não muito longinquo, o hábito de dizer DVD mude para Blu-Ray.
Parabéns à Sony.

O Editor:
Silvestre, Daniel

1 comentário:

Anónimo disse...

Mesmo com o apoio da industria pornográfica ao HD o Blu-Ray acabou por ganhar a guerra. Pessoalmente também estava a apostar neste formato, o HD sempre me pareceu "mais do mesmo". Agora resta esperar que os preços obscenos dos gravadores baixem, porque a função prática dos novos discos resume-se aos jogos de video, para armazenar informação e ver filmes os velhinhos DVD's cumprem perfeitamente a sua tarefa.
Mas a minha é a opinião de um retrotecnologico convicto, tenho um PC que podia perfeitamente usar como PVR, o meu pai quer comprar um Leitor/Gravador de DVD e eu continuo a gravar programas de televisão no velho videogravador, e hei-de continuar enquanto se fabricarem peças para ele, da mesma forma que oiço em vinil álbuns que tenho em CD e MP3. E só não utilizo Betamax's porque já não se fabricam.
Ai... isto as coisas já não se fazem como antigamente...