sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Jogadores do Antigamente


Para o meu primeiro post nada melhor que alguma coisa sobre jogos.
Certamente os mais entendidos na matéria decerto associaram de imediato o título do post à frase mais comum do Inglês "Retrogamer".
O que é propriamente um "retrogamer"? Embora haja vários níveis de Retrogaming, normalmente são as pessoas que tem por hábito, jogar jogos com alguns largos anos de existência provenientes de consolas mais antigas.
Como para qualquer tipo de hábito existem os hardcore ou aficcionados, e os casual gamers como é o meu caso, sendo estes ultímos aqueles que jogam tanto os mais antigos como os mais recentes.
Acontece que eu sou um satisfeito dono de uma PSP (Playstation Portatíl), uma consola que ja possui alguns jogos de nova geração extremamente satísfatorios e extremamente actuais, caso de jogos como Metal Gear PO, Medal Of Honor, GTA Vice City Stories ect. As minhas horas vagas ou viagens de transportes públicos têm sido feitas não sobre jogos de 3D detalhado, mas sim nas grandes glórias do 2D. Para alguns um crime ignorar jogos mais recentes, mas o meu tempo tem sido gasto com duas pérolas já com algumas rugas. Falo de Final Fantasy Tactics: The War Of The Lions e de Street Fighter Alpha 3 Max. Sendo grande fã destas duas series (e em especial pela serie de RPG da Square) é bastante facil para mim passar ao lado de jogos bem mais actuais e visualmente portentosos. Mas como eu costumo dizer, muita maquilhagem esconde pouco conteudo (embora não seja regra totalmente certa).
A verdade é que ainda hoje jogos com mais de 5,6,7 anos conseguem roubar a ribalta aos títulos actuais. Têm duvidas? Se tiverem tempo disponível agarrem em clássicos das series Legend Of Zelda, Final Fantasy, Metal Gear, Sonic, Super Mario ou reparem nos remakes que prolíferam nas parteleiras. Mostram que muito do que se fazia não precisava de grandes gráficos para cativar o jogador, com histórias incríveis e personagens carismaticas aliadas a uma excelente e viciante jogabilidade.
É verdade que, para o fazer com muitos jogos, é necessario recorrer em muitos dos casos à emulação, o que alguns podem achar errado, mas outros vêm aqui a possibilidade de experimentar ou revisitar grandes clássicos.
Actual Vs. Antigo. A verdade é que a industria cresce e desenvolve mas um pouco à semelhança da indústria cinematográfica, há jogos que saem hoje, mas continuam a ter concorrência directa com colossus do passado.
E entre voces? Retrogamers ou Nem por isso?
Bom deixem-me voltar ao War of The Lions, para ver se consigo acabar a série Final Fantasy, não é Lemos?

O Editor:
Silvestre, Daniel

Sem comentários: