Morreu ontem, dia 5 de Março de 2008, aos 69 anos de idade Gary Gygax vitima de um ataque cardiaco.Muitos estão a perguntar-se quem era Gary Gygax. Pois para todos os que não sabiam, Gygax foi a mente brilhante que criou o mais aclamado e adorado jogo de Role Play em papel Dungeons e Dragons e que veio a servir de inspiração para várias industrias como a literatura, o cinema e os videojogos.
Para os que desconhecem Dungeons & Dragons este é um jogo criado para ser jogado com várias pessoas onde estas têm de criar uma personagem e representa-la nas suas opções e acções como se dum teatro se tratasse, embora sem ser obrigatório fazer representação vocal ou física. Ao Dungeon Master (DM), uma espécie de narrador competia a função de preparar a história o mundo, as personagens não jogáveis, os acontecimentos, e por fim as batalhas que eram normalmente realizadas com lançamentos de dados com vários lados (de 4 l
ados a 20). Tanto os DM como os jogadores, recorriam então aos manuais de jogo para construir as suas personagens segundo raças, classes (profissões), monstros, locais, itens/artefactos/armas etc.
Os livros de D&D foram editados em várias línguas e usados por milhares em todo o mundo, estes foram constantemente revistos e melhorados de forma a disponibilizar aos jogadores universos que podiam ir desde ambientes medievais fantásticos (a lembrar Senhor dos Anéis) até cenários futuristas (como um Star Wars).
Estes livros de vários temas, (dando como exemplo o Player's Handbook onde se encontaram realatadas classes, raças, magias, armas ect, o Monster Manual uma enciclopédia com um sem numero de monstros passiveis de serem aliados ou os adversários) eram apenas o complemento para as regras e estatísticas basicas ficando tudo depois à escolha e critério do DM nas suas sessões.
Ao criar D&D Gygax tornou-se o pai de muitos universos tanto de livros, filmes e jogos que foram beber inspiração as personagens, universos e regras criadas para este jogo feito no papel. Em especial para o universo dos videojogos, foi a principal fonte de inspiraç
ão e de funcionalidades para os RPG's de cariz mais ocidental como, Baldur's Gate, Neverwinter Nights e posteriormente o famosissímo World Of Warcraft entre outros, e claro também nem alguns RPG's orientais escaparam a esta fonte (Dragon Quest, Final Fantasy, etc.). Resumindo, muito do sumo actual dos RPG's e de alguns jogos baseados em universos fantásticos não existiriam sem D&D.É sem dúvida uma perda enorme para o mundo, jogadores ou não de D&D, pois todo o trabalho realizado por Gygax é um dos mais pormenorizados, bem trabalhados e inspiradores para grande parte dos universos de fantasia existentes, e sem duvida que muitos d20's ainda irão continuar a rolar e muitas aventuras se farão baseadas na obra deste homem.
Descansa em paz Gygax, o teu legado vai manter-te vivo durante muitas mais dezenas, até centenas de anos.
O Editor:
Silvestre, Daniel


